quinta-feira, 21 de março de 2024

Problema 2 (1ª e 2ª parte)

Assunto da aula: Recursos Digitais Educacionais

Problema

Suzana é uma pessoa muito aplicada, e acabou de ser graduada em Pedagogia numa faculdade particular. Suas experiências em sala de aula se resumem aos estágios que ela realizou, de forma incipiente, por questões burocráticas das secretarias de educação que não acolhem com responsabilidade os formandos das licenciaturas. No contexto da Cultura Digital, a professora Suzana foi contratada para assumir o 4º ano do Ensino Fundamental em uma grande escola privada de São José do Rio Preto. Na entrevista de emprego ela se saiu muito bem, quando a recrutadora lhe perguntava sobre as epistemologias de ensino-aprendizagem, mas ficou sem saber muito o que dizer quando o assunto foi metodologias ativas, webcurrículo e recursos digitais educacionais. Ela assumiu a sala de aula com 28 alunos, sendo 18 meninos e 10 meninas. Quando entrou em sala pela primeira vez, ela se deparou com alguns alunos sentados em roda, jogando um game em seus smartphones. Em seu “birô”, um laptop lhe aguardava, conectado a internet e a um projetor Datashow. Ela simplesmente tentou organizar a sala, tendo que ser insistente para os alunos guardarem o smartphone, e começou a aula indicando a leitura de três páginas do módulo que a escola utiliza... Ao final do dia Suzana saiu da escola preocupada com sua experiência, inclusive pelo fato de que na sala dos professores ela não encontrou respaldo para um diálogo de como devia organizar a agenda dos alunos, que seguiria por meio eletrônico para os pais.

Bibliografia Básica:

ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Endipe, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: encurtador.com.br/mzLM7. Acesso em: 8 out 2019.

CHURCHILL, Daniel. Educational Reforms, Learning-Centred Education and Digital ResourcesforLearning. In.: ______. Digital Resources for Learning. Singapore: Springer, 2017. p. 1-17.

TIC educação 2016 = Survey on the use of information and communication technologies in brazilian schools: ICT in education 2016 / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, [editor]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2IP0d8B. Acesso: 30 de maio de 2018.

Bibliografia Complementar:

BARBA, C; CAPELLA, S. Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012.

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2012.

PIMENTEL, F. Aprendizagem Digital: implicações do uso das TDIC como estratégia de aprendizagem. In: ______ A Aprendizagem das crianças na Cultura Digital. 2ª ed. rev e ampl. Maceió: Edufal, 2017.


Perguntas:

 Qual a definição de:

               Webcurrículo?

               Recursos digitais educacionais?

               Metodologias ativas?

Como integrar os recursos digitais educacionais numa proposta de sala de aula transformadora, crítica e reflexiva?

              

Objetivos de aprendizagem:

  • Analisar a conjuntura da educação numa realidade de cultura digital.
  • Compreender os conceitos de Webcurrículo; Recursos digitais educacionais e de Metodologias ativas
  • Identificar as potencialidades dos recursos digitais educacionais.

Resposta elaborada:

 O aluno deve compreender o conceito de Recursos Digitais Educacionais, observando as implicações do Webcurrículo, visivelmente presente na Cultura Digital, implicando em novas relações comunicacionais, além de afetar a outros aspectos da vida. Deve também ser capaz de compreender as potencialidades do uso dos Recursos Digitais Educacionais, numa pratica de metodologia ativa, promovendo o protagonismo dos alunos, com experiências relevantes de aprendizagem.

Analisar a conjuntura da educação numa realidade de cultura digital implica em compreender a urgência de uma revisão do próprio currículo formativo dos professores, visando contribuir para uma educação humanizadora.

 

             

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