quarta-feira, 20 de março de 2024

Problema 1

PROBLEMA 1

Assunto da aula: O que é tecnologia?

Problema

Os documentos oficiais, inclusive a BNCC, indicam que na escola os alunos devem aprender com as TDIC, de forma crítica e construtiva. As secretarias de educação buscam montar um plano de capacitação para o uso efetivo das TDIC junto aos professores da rede de ensino, mas por outro lado as escolas não contam com infraestrutura para o uso destes artefatos, ou para a inclusão de metodologias ativas. Na formação inicial dos professores, na graduação, pouco se usa as TDIC ou não se desenvolve uma didática que envolva recursos digitais educacionais, tais como Podcasts, Audiobook, Webradio, Videoaulas, Animação, HQ, Simulação, RA e RV, Jogos Educativos (analógicos ou digitais)... Por outro lado, as TDIC estão cada vez mais disponíveis no cotidiano, na Cultura Digital. Até que ponto a população e os professores compreendem a Cultura Digital? E como os professores compreendem o que é tecnologia? Quais os preconceitos que impedem o uso das TDIC em práticas educativas ativas e inovadoras? 

Bibliografia Básica:

PIMENTEL, F. A Aprendizagem das crianças na Cultura Digital. 2ª ed. rev e ampl. Maceió: Edufal, 2017.

PINTO, A. V. O conceito de tecnologia.São Paulo: Contraponto, 2008. v. 1


Bibliografia Complementar:

ALLY, M. 2009. Mobile learning: Transforming the delivery of education and training, Edmonton: Athabasca University Press. Disponível em: http://scholar.google.com/scholar_lookup?hl=pt-BR&publication_year=2009&issue=%285%29&author=M.+Ally&title=+Mobile+learning%3A+Transforming+the+delivery+of+education+and+training+&Acesso: 20 mai 2018.

LUCENA, Simone. (org). Cultura digital, jogos eletrônicos e educação. Salvador: EduFba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/19496/1/cultura-digital-jogos-eletronico_RI.pdfAcesso: 20 mai 2018.


Perguntas:
Qual a definição (e o conceito) de:
            Tecnologia?
            Tecnologia da Informação e Comunicação?
            Tecnologia Digital da Informação e Comunicação?
            Recursos Digitais Educacionais?
            
Objetivo de aprendizagem:
Identificar os problemas que circundam a dinâmica da escola com a sociedade numa cultura digital.
Compreender os conceitos de Tecnologia; Tecnologia da Informação e Comunicação; Tecnologia Digital da Informação e Comunicação; e de Recursos Digitais Educacionais.
Compreender o percurso evolutivo da Tecnologia e as concepções ingênuas do senso comum.

Sugestões de perguntas:
Qual a definição (e o conceito) de Tecnologia?
Qual a definição (e o conceito) de Tecnologia da Informação e Comunicação?
Qual a definição (e o conceito) de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação?
Qual a definição (e o conceito) de Recursos Digitais Educacionais?
Quais os discursos que existem no meio do povo e que denotam desconhecimento do que seja tecnologia e como ela pode ser utilizada em sala de aula?
Como deve ser a formação de professores para o uso dos Recursos Digitais Educacionais?

Resposta elaborada:

 O estudante deve compreender o conceito de tecnologia, presente em toda a história humana, compreendendo os perigos de uma interpretação da tecnologia como vilã ou salvadora da educação. Deve também ser capaz de entender como qualquer formação para o uso dos Recursos Digitais Educacionais perpassam por uma análise e estudo teórico, mas também de experiências concretas de análise e desenvolvimento de tais recursos.

É necessário compreender que a assimilação do conceito de tecnologia propicia uma reflexão crítica de suas possibilidades, mas também das problemáticas inerentes, quando não há uma educação para o uso dos artefatos tecnológicos atuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.