quinta-feira, 4 de abril de 2024

Problema 3 - Interatividade e Convergência de Mídias

Problema 3 - Interatividade e Convergência de Mídias (Meijores)

O professor Daniel Pascoal leciona a disciplina Ciências no Colégio ONEM situado no bairro da Ponta Super Verde, Maceió. Ele tem 15 anos de experiência na licenciatura desta disciplina, mas está no seu segundo ano de atuação no Colégio mencionado e está sentindo dificuldades na sua atuação pedagógica no sentido de desenvolver os assuntos ministrados com as mídias necessárias. Quando ingressou no Colégio, foi apresentado a ele a plataforma de estudos. Logo ele percebeu que os módulos e as telecomunicações, os computadores e os tradicionais meios de comunicação (rádio, jornal, televisão, mídia impressa etc.) estavam tudo em um único lugar, daí achou isto complexo e desafiador. Anualmente, os professores do Colégio ONEM recebem curso de nivelamento por meio de encontros pedagógicos que atualizam as novas mídias da plataforma o que inovava a questão do ensino-aprendizagem. Recentemente, a coordenadora o chamou e disse que não só no seu plano de aula como na atuação em sala a interatividade não estava ocorrendo no nível ideal estipulado pelo Colégio, apesar de disponibilizar todos os recursos e meios no ambiente escolar. Ela repassou com ele a necessidade da interatividade. E agora ele se encontra diante deste desafio.

Perguntas

a) Qual o conceito de Convergência de Mídias?

b) Qual o conceito de interação e interatividade?

c) Na questão do ensino-aprendizagem, como inserir a convergência de mídias em um universo como as escolas e as universidades, sejam elas públicas ou particulares, a fim de apresentá-los de forma versátil e plausível levando em consideração o processo de socialização?

d) No contexto da cultura digital, qual é a relação da afirmação: uma-para-um, uma-para-muitos e muitos-para-muitos com o conceito de interatividade?

 

Objetivos de Aprendizagem

Compreender os conceitos Convergência de Mídias;

Relacionar os conceitos no sentido de aplicabilidade na relação do ensino-aprendizagem;

Compreender como as transformações de cunho social, técnico e cultural se relacionam com a evolução da Convergência de Mídias e Tecnológica;

Analisar as possibilidades de aplicabilidade de Convergência de Mídias em realidades diferentes.


Referências Bibliográficas 

ROSA, A. A. E. Convergência das mídias. Florianópolis: IFSC, 2014.

PIMENTEL, F. S. C. Interação on-line: um desafio da tutoria. Maceió: EDUFAL, 2013. (Ler o capítulo 1)

AQUINO, M. C. Interatividade e participação em contexto de convergência midiática. In: RIBEIRO, J.C., FALCÃO, T., and SILVA, T. orgs. Midias sociais: saberes e representações [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 11-30. Availablefrom: doi: 10.7476/9788523217341.002 

Resposta elaborada:
O conceito de convergência de mídias designa uma tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet e no uso deste suporte como canal para distribuição. A convergência das mídias na educação influencia no currículo e no processo de ensino-aprendizagem, pois na perspectiva e prática da interatividade ocorre a possibilidade de transformar os atores envolvidos no desenvolvimento de comunicação em tempo real em produtores e receptores de conhecimento onde a interação vem como a base da aprendizagem no sentido de construção do conhecimento. 
Diante de um panorama que constrói a cultura digital observa-se que o processo de ensino-aprendizagem não pode ficar alheio a estas mudanças e cabe ao educador saber lidar com a convergência das mídias na sua prática pedagógica, pois a questão do modo de educar influencia no modo de ser, estar, agir e comunicar das pessoas, portanto pode influenciar na forma de aprender e ensinar.

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