Problema: Chegado um novo ano letivo, o professor Tadeu Passos, conhecido na comunidade escolar por suas aulas animadas, recebe estudantes com necessidades especiais de aprendizagem vindos de outros estados. Agora, os recursos sempre presentes em seu planejamento pareciam não mais oportunizar interações e respectivamente aprendizagens, até um dos grupos familiares envolvidos solicitar uma reunião com a coordenação para conversar sobre dispositivos que vinham auxiliando-os na escola anterior, o que nomearam como objetos virtuais de aprendizagem.
Vídeos, animações, infográficos, podcasts, flashcards e simuladores foram algumas das possibilidades apontadas, recebidas como espanto pela gestão e com curiosidade pelo professor que, desde então, busca aprender a utilizar os recursos virtuais como estratégias. No entanto, a dificuldade docente parece agora estar relacionada ao tempo letivo para traçar um plano que contemple conteúdo livresco, períodos avaliativos, festividades escolares, ações inclusivas, documentos de acompanhamento e das ‘novidades’ tecnológicas.
Bibliografia/Webgrafia Básica:
BRAGA, Juliana Cristina (Org.). Objetos de aprendizagem: introdução e fundamentos. vol 1. Santo André: Editora da UFABC, 2014. Disponível em:<https://pesquisa.ufabc.edu.br/intera/wp-content/uploads/2015/12/objetos-de-aprendizagem-v1.pdf>. Acesso em: 28 mai.2024.
CEZÁRIO; Anne Fabelly Ramalho; CAMPOS, Cazimiro de Sousa; COSTA, Francisco Ernandes Matos. O discurso docente sobre os objetos virtuais de aprendizagem na sala de aula. In: SILVA, Egle Katarinne Souza da; SILVA, Edilson Leite da; CORRÊA, Adriana Moreira de Souza (Orgs.). Objetos virtuais de aprendizagem na formação e prática docente. João Pessoa: Ideia, 2020. Disponível em:<https://www.ideiaeditora.com.br/produto/objetos-virtuais-de-aprendizagem-na-formacao-e-pratica-docente/> Acesso em: 9 jun.2024.
SILVA, Edilson Leite da. Objetos virtuais de aprendizagem: considerações sobre utilização e desenvolvimento In: SILVA, Edilson Leite da; ANDRADE, Francisco José de Andrade (Orgs.). Utilização e desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem: considerações iniciais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/wp-content/uploads/2023/01/EBOOK_Utilizacao-e-desenvolvimento-de-Objetos-Virtuais-de-Aprendizagem.pdf. Acesso em:12 jun.2024.
Bibliografia/Webgrafia Complementar Imersiva:
Dupla 1: PROEDU - https://proedu.rnp.br/page/about
Dupla 2: CASA DAS CIÊNCIAS - https://www.casadasciencias.org/recursos-educativos
Dupla 3: MERLOT - https://www.merlot.org/merlot/
Dupla 4: WISC ONLINE - https://www.wisc-online.com/
Perguntas:
Quais os conceitos de: Objeto Virtual de Aprendizagem; Recursos Educacionais Abertos; e Repositórios de Objetos Virtuais de Aprendizagem?
Quais as características conceituam os Objetos Virtuais de Aprendizagem?
Quais recursos podem ser considerados Recursos Educacionais de Aprendizagem (REA)?
Como os Objetos Virtuais de Aprendizagem podem contribuir com a prática docente inclusiva?
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