Joana é professora de Química em Maceió, com mais de cinco anos de experiência. Embora aberta a novas metodologias, sua prática ainda é tradicional e sem o uso de tecnologias digitais. Recentemente, foi contratada para implementação de ambientes híbridos , multimodais, persuasivos, ubíquos e o metaverso, em uma escola que valoriza a inovação pedagógica. Ao assumir uma turma de 30 alunos, Joana encontrou uma sala equipada com tecnologia avançada, mas percebe que os alunos já estavam imersos em atividades digitais. Ao tentar adotar uma abordagem tradicional, ela se sente insegura quanto à sua capacidade de equilibrar a inovação tecnológica com práticas pedagógicas eficazes, sem o apoio claro da instituição e dos seus colegas.
Bibliografia
Básica:
SCHLEMMER, Eliane. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.73-89. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42007. Acesso em 20 ago. 2024.
SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana. Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento. Rev. Diálogo Educ., Curitiba , v. 08, n. 24, p. 519-532, ago. 2008 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2008000200015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 20 ago. 2024.
Bibliografia Complementar:
SCHLEMMER, Eliane. Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal, Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL), LE@D, Universidade Aberta 2020. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11213. Acesso em 20 ago. 2024.
MARTINS, João; PIMENTEL,
Fernando. Ensino híbrido e
multimodalidade em contextos educacionais gamificados. Revista
e-Currículo , v. 17, n. 2, p. 646–672, 28 jun. 2019. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p646-672. Acesso em 20 ago. 2024.
MACHADO, N.; LUPEPSO, M.; JUNGBLUTH,
A. Educação Híbrida. [s.l: s.n.]. Disponível em:
<https://nte-educacao.ufpr.br/wp-content/uploads/2021/12/livro_educacao_hibrida.pdf>.
Acessos em 20 ago. 2024.
GOOGLE. Google Arts & Culture. Disponível em:
<https://artsandculture.google.com/> Acesso
em 20 ago. 2024.
Miro|The Visual Workspace for Innovation. Disponível em: <https://miro.com/app/board/uXjVKnz94PM=/>. Acesso em: 20 ago. 2024.
Perguntas -
1.
O
conceito de :
•
Espaços de convivência híbridos?
•
Espaços multimodais, persuasivos, ubíquos ?
•
Metaverso no contexto educacional?
2.
Como a
integração de tecnologias digitais e analógicas pode transformar o ensino de
Química em um ambiente multimodal e híbrido?
3.
De que
maneira o metaverso pode ser utilizado para promover uma aprendizagem mais
interativa e significativa nas aulas da professora Joana?
Objetivos
de Aprendizagem:
Compreender os
conceitos de espaços de convivência híbridos, espaços multimodais e metaverso
no contexto da educação.
Analisar as
possibilidades de integrar tecnologias digitais e analógicas em aulas, com foco na criação de ambientes de
aprendizagem híbridos e multimodais.
Identificar as potencialidades do
metaverso e outras tecnologias digitais para transformar as práticas
pedagógicas e promover uma aprendizagem mais significativa.
Resposta
Elaborada:
O aluno deve compreender os conceitos de espaços de convivência
híbridos, espaços multimodais e metaverso, reconhecendo como esses ambientes
podem ser implementados na educação, especialmente no ensino. É essencial que o
aluno entenda as possibilidades de integração entre tecnologias digitais e
analógicas, promovendo uma cultura de hibridismo e multimodalidade que dinamize
as aulas e enriqueça o processo de ensino-aprendizagem.
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