quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Problema 9 – Espaços híbridos, multimodais, persuasivos e ubíquos. (Metaverso)

 


Joana é professora de Química em Maceió, com mais de cinco anos de experiência. Embora aberta a novas metodologias, sua prática ainda é tradicional e sem o uso de tecnologias digitais. Recentemente, foi contratada para implementação de ambientes híbridos , multimodais, persuasivos, ubíquos e o metaverso, em uma escola que valoriza a inovação pedagógica. Ao assumir uma turma de 30 alunos, Joana encontrou uma sala equipada com tecnologia avançada, mas percebe que os alunos já estavam imersos em atividades digitais. Ao tentar adotar uma abordagem tradicional, ela se sente insegura quanto à sua capacidade de equilibrar a inovação tecnológica com práticas pedagógicas eficazes, sem o apoio claro da instituição e dos seus colegas.

Bibliografia Básica:

SCHLEMMER, ElianeGamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.73-89. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42007.  Acesso em  20  ago.  2024.

SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana. Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento. Rev. Diálogo Educ.,  Curitiba ,  v. 08, n. 24, p. 519-532,  ago.  2008 .   Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2008000200015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em  20  ago.  2024.

Bibliografia Complementar:

SCHLEMMER, Eliane. Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal, Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL), LE@D, Universidade Aberta 2020. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11213. Acesso em  20  ago.  2024.

MARTINS, João; PIMENTEL, Fernando.  Ensino híbrido e multimodalidade em contextos educacionais gamificados. Revista e-Currículo , v. 17, n. 2, p. 646–672, 28 jun. 2019. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p646-672.  Acesso em  20  ago.  2024.

 

MACHADO, N.; LUPEPSO, M.; JUNGBLUTH, A. Educação Híbrida. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://nte-educacao.ufpr.br/wp-content/uploads/2021/12/livro_educacao_hibrida.pdf>. Acessos em  20  ago.  2024.

            GOOGLE. Google Arts & Culture. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/>           Acesso em  20  ago.  2024.

Miro|The Visual Workspace for Innovation. Disponível em: <https://miro.com/app/board/uXjVKnz94PM=/>. Acesso em: 20 ago. 2024.

 Perguntas -

1.   O conceito de :

     Espaços de convivência híbridos?

     Espaços multimodais, persuasivos, ubíquos ?

     Metaverso no contexto educacional?

2.   Como a integração de tecnologias digitais e analógicas pode transformar o ensino de Química em um ambiente multimodal e híbrido?

3.   De que maneira o metaverso pode ser utilizado para promover uma aprendizagem mais interativa e significativa nas aulas da professora Joana?

Objetivos de Aprendizagem:

Compreender os conceitos de espaços de convivência híbridos, espaços multimodais e metaverso no contexto da educação.

Analisar as possibilidades de integrar tecnologias digitais e analógicas em aulas,  com foco na criação de ambientes de aprendizagem híbridos e multimodais.

Identificar as potencialidades do metaverso e outras tecnologias digitais para transformar as práticas pedagógicas e promover uma aprendizagem mais significativa.

Resposta Elaborada:

O aluno deve compreender os conceitos de espaços de convivência híbridos, espaços multimodais e metaverso, reconhecendo como esses ambientes podem ser implementados na educação, especialmente no ensino. É essencial que o aluno entenda as possibilidades de integração entre tecnologias digitais e analógicas, promovendo uma cultura de hibridismo e multimodalidade que dinamize as aulas e enriqueça o processo de ensino-aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.