quinta-feira, 25 de abril de 2024

Problema 4 - Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)

PROBLEMA 4

Jhosianna Patrícia é professora de Ciências da Natureza na Educação Básica do Estado de Alagoas. Jhosi é formada a 5 anos e durante o seu processo de formação acadêmica, na Ufal, ela participou do PIBID e das atividades de extensão propostas pelo grupo QuiCiência do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal. Em um dos eventos, Jhosi teve a oportunidade de visitar museus e centros de ciência do Nordeste. Em um dos museus, ela entrou em uma realidade virtual, imergindo em uma floresta fechada sem sair da sala do museu, e em um outro ela pôde ver simulações de reações químicas pela tela do celular enquanto direcionava a câmera para um QR CODE durante um show de Química. Hoje, Jhosiana planeja visitas técnicas com seus alunos a espaços não formais de educação e apesar de se interessar por RA e RV, não possui capacitação adequada para o uso efetivo destes artefatos nem para planejamento de processos de aprendizagens imersivas em sala de aula. Ela não consegue distinguir o que é realidade virtual e realidade aumentada. A escola que Jhosi trabalha não possui infraestrutura para o uso destes artefatos e ela não possui condições financeiras para investir em formações continuadas. Mesmo assim, Jhosi acompanha vários canais do Youtube que publicam videoaulas sobre novas tecnologias. Para os colegas de Jhosi, ela está procurando maneiras de como não precisar dar mais aulas.


Bibliografia Básica

TORI, R., HOUNSELL, M. da S., Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Editora Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2020.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: Episódio 1. [Locução de]: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel. Maceió: Comunidades Virtuais Ufal, 15 abr. 2024. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/3xMXWqzJsrUvEkVLxdwnS5?si=zI-7XurWT5Kwy3BweUrLzw

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: Episódio 3. [Locução de]: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel. Maceió: Comunidades Virtuais Ufal, 14 abr. 2024. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/3Y69QuKg7Dxd78DQQHChFy?si=840db4ca93f9423a

AFONSO, G. B. e colaboradores; Potencialidades e fragilidades da realidade virtual imersiva na educação. Revista intersaberes, 2020.

TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Romero Tori, Claudio Kirner , Robson Siscoutto editores – Belém – PA, Editora SBC, Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre. 2016.  Disponível em: http://www.ckirner.com/download/capitulos/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf


Bibliografia Complementar

OLIVEIRA, M. P., ALVES, L. R. G., Museus digitais e o ensino de ciências: uma revisão da literatura. Investigações em Ensino de Ciências, –V27(2), pp. 197-221, 2022

ALVES, L. R. G., TORRES, V. Jogos digitais, entretenimento, consumo e aprendizagens: uma análise do Pokémon Go. Salvador, Edufba, 2017.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: Episódio 2. [Locução de]: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel. Maceió: Comunidades Virtuais Ufal, 15 abr. 2024. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/6GKnAcYQ8LlUDNT9VXDMXe?si=6a9bec8708cc46d7.

CABERO ALMENARA, Julio. Presentación: Aplicaciones de la Realidad Aumentada en educación. EDMETIC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 4-8, dec. 2016. ISSN 2254-0059. Disponível em: https://doi.org/10.21071/edmetic.v6i1.5805.

MARÍN, Verónica, REQUENA, Begoña, MUÑOZ, Juan. (2017). LA REALIDAD AUMENTADA EN EL AULA DE EDUCACIÓN PRIMARIA. Revista Observatório. 3. 634. 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p634 Disponível em:  https://www.researchgate.net/publication/318856402_LA_REALIDAD_AUMENTADA_EN_EL_AULA_DE_EDUCACION_PRIMARIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.